Alimentos como carne, mel, leite, ovos e peixe de aquacultura estão sem fiscalização

Alimentos como carne, mel, leite, ovos e peixe de aquacultura estão sem fiscalização

A ASAE não fiscaliza alimentos como carne, mel, leite, ovos e peixe de aquacultura desde o início do ano, noticia o Jornal de Notícias. A denúncia partiu de uma fonte da própria ASAE, que fala em «falta de dinheiro».
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica não fez qualquer recolha de amostras alimentares em Janeiro e Fevereiro deste ano. Em Março foram feitas cerca de 600, «mas apenas no Centro e Sul do país», disse ao mesmo jornal fonte da ASAE. «Desde então para cá estamos entregues à nossa sorte. É o que Deus quiser». Os alimentos em causa são a carne, o leite, o mel, os ovos e o peixe de aquacultura.
«Ninguém pode garantir se o que andamos a comer está ou não contaminado por, por exemplo, medicamentos proibidos ou produtos de crescimento rápido, que são muito bons para quem quer obter lucros imediatos, mas prejudiciais para a saúde humana», continua a mesma fonte.
A Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – reagiu ao noticiado e fala mesmo em «perigo para a saúde pública». Segundo o mesmo jornal, a APDC - Associação Portuguesa de Direito do Consumo - diz também que «a saúde pública é um bem inestimável, que não poderá ser posto em causa» e exige explicações do Ministério da Agricultura.
Ao JN, o ministério limitou-se a fornecer dados da fiscalização de 2011, não desmentido por
Fonte: Sol, adaptado pela Equipe Milknet
31/07/2012