Polpa cítrica substitui milho na alimentação do gado

Polpa cítrica substitui milho na alimentação do gado

Com o preço do milho subindo, pecuaristas no interior de São Paulo, encontraram uma forma de substituir o grão. A polpa cítrica vem ganhando espaço na alimentação do gado, mas quem trabalha diariamente com o produto, alerta para o fato de que, apesar da grande concentração de energia, a substituição compromete a qualidade do leite.
Na propriedade do pecuarista Manoel de Alcântara, em Caçapava, interior paulista, 540 cabeças de gado leiteiro consomem todos os dias cerca de dois mil quilos de ração. O milho, que antes representava 40% da alimentação, caiu para 35%, dando lugar para a polpa cítrica, produzida a partir do bagaço da laranja. Segundo o produtor, a substituição do insumo está no alto custo do produto. No início de julho, a saca custava R$ 25,00, mas atualmente é vendida a R$ 35,00.
Mesmo sendo uma alternativa mais barata na hora de substituir o milho na alimentação do gado, a crise que afeta a citricultura preocupa os produtores, uma vez que provoca dúvidas sobre até quando a polpa deve continuar custando menos.
Fonte: Sonda Brasil, adaptado pela Equipe Milknet
27/07/2012