AC: Começa o 5º Torneio Leiteiro na Expoacre 2012

AC: Começa o 5º Torneio Leiteiro na Expoacre 2012

Em sua quarta noite de Expoacre 2012, a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e Sebrae deram início nesta terça-feira, 24, ao 5º Torneio Leiteiro do Acre. A competição acontece na Fazendinha e só termina no sábado, 28, penúltimo dia da feira.
São 11 animais de oito produtores que entraram na fase de “desgota oficial”, quando após os cuidados com alimentação, é retirado todo o leite de cada animal. As vacas leiteiras são de produtores de Senador Guiomard, Rio Branco, Plácido de Castro e Acrelândia.
A partir de quarta-feira, 25, começam as pesagens oficiais, sendo oito no total, duas por dia. Já no sábado, 28, a vaca que gerar a maior quantidade de leite será a campeã. A premiação vai da primeira a quinta colocada, com o primeiro lugar levando R$ 1.500. Ao todo serão R$ 6 mil em prêmios, mas todos os produtores levarão produtos veterinários.
Para Francisco Dantas, da Seap, “O torneio é uma maneira de mostrar as criações leiteiras do estado e os avanços agropecuários. São animais que tiveram melhoria genética, mudanças na forma de alimentação, que produzem mais leite e tudo isso com o apoio e investimentos do Governo do Acre”.
Já o produtor de Acrelândia, Jeferson da Silva, campeão do torneio leiteiro do ano passado, reforçou a importância de participar da competição. Segundo ele, “É um resultado de melhorias também. Tô tendo ajuda do Sebrae e do governo. Agora tô investindo em inseminação artificial, começamos agora”.
Fonte: Agencia do Acre, adaptado pela Equipe Milknet
25/07/2012