SC: Produção de leite tem auxílio da tecnologia

SC: Produção de leite tem auxílio da tecnologia

Os pequenos produtores de leite de Santa Catarina estão utilizando, desde abril de 2012, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS), desenvolvido pelo Sebrae/SC para auxiliar a produção do leite no Estado. Por meio do SIS, os produtores têm acesso a informações estratégicas sobre o setor do leite e laticínios, e com serviços de inteligência compreendem o monitoramento, a coleta, e a análise de informações ligadas ao ambiente de negócios e ao mercado onde as empresas e os produtores estão inseridos. Com isso, o projeto visa aumentar a competitividade entre os empresários rurais catarinenses.
O Estado de Santa Catarina é o quinto maior produtor de leite do país, e a estimativa de produção para 2012 chega a 2,57 milhões de litros. Dessa produção, mais de 70% vem do Oeste Catarinense. A produtora Iara Possatto, que aderiu ao programa, acessa os relatórios do SIS e comenta que os resultados já podem ser vistos. "Os relatórios já começaram a ajudar na implantação de alguns projetos antigos, como o plantio de árvores na pastagem, que para nós era uma coisa difícil de iniciar - até por conta da falta de informações", reforça. Ela e o marido, Carlos, têm uma propriedade de 11,5 hectares, localizada em Guarujá do Sul, no Extremo Oeste Catarinense, com 28 vacas leiteiras. Todos os meses, a família Possatto produz 16 mil litros de leite.
Para saber mais sobre a ferramenta ou sobre as atuações do SIS em SC, basta entrar no site e se cadastrar. Ao fazer o cadastro o produtor tem acesso a relatórios, pesquisas e notícias do setor. http://sis.sebrae-sc.com.br
Fonte: Economia SC, adaptado pela Equipe Milknet
23/07/2012