Alagoas Mais Leite

Alagoas Mais Leite

Agricultores das comunidades Bom Caradá e Areias, na zona rural de Traipu, foram capacitados por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) em ordenha manual higiênica. Eles fazem parte do Programa Alagoas Mais Leite e vão receber os kits para melhorar a qualidade do produto.
A capacitação foi coordenada pela zootecnista Ana Cláudia Nobre e pelo veterinário Winston Churchill, da Gerência Regional da Seagri no Agreste. De acordo com Ana Cláudia, o treinamento foi realizado durante um dia em cada comunidade. Os criadores também participaram de uma palestra da nutricionista Vanessa Montes sobre a importância nutricional do leite.
“Com um leite de melhor qualidade, eles podem obter um preço que remunere melhor o trabalho, que gere mais renda para suas famílias”, salientou Ana Cláudia Nobre. Os dois grupos de produtores já possuem tanque de resfriamento de leite, repassado por meio do programa, e máquinas forrageiras, que são usadas no preparo do alimento do gado.
O objetivo do Programa Alagoas Mais Leite é desenvolver e apoiar ações de reestruturação na cadeia do leite no âmbito da agricultura familiar, tendo como principais diretrizes a organização de produtores, a qualidade do leite, a produção de forragem e nutrição animal, a gestão da unidade rural e o melhoramento genético, por meio da inseminação artificial. Essa iniciativa também faz parte do projeto estruturante da Seagri no Programa Alagoas Tem Pressa.
“A cadeia do leite em Alagoas é a segunda maior atividade agropecuária, com grande concentração de agricultores familiares na produção. Há uma demanda criada pelas grandes transformações que ocorrem neste setor, o que obriga o Estado a promover a adequação e modernização dos sistemas de produção para que eles possam produzir de forma competitiva e com adequação às exigências legais”, salientou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho.
“É determinação do governador Teotonio Vilela apoiar a vocação de cada lugar, por isso a Seagri está ao lado das famílias do campo, levando tecnologia, capacitação e assistência técnica”, completou o secretário.
As ações do Alagoas Mais Leite contam com o apoio das associações e cooperativas de produtores, entre elas a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz), e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
Fonte: Primeira Edição, adaptado pela Equipe Milknet