Ruraltins ministra palestra para produtores de leite na Expoara

Ruraltins ministra palestra para produtores de leite na Expoara

Com o tema Viabilidade técnica e econômica da produção leiteira no Tocantins, foi realizada, nesta sexta - feira, 16, a programação do “Dia do Leite”. O evento integra a XXIV edição da Expoara – Exposição Agropecuária de Araguaina, sendo uma realização do Sindicato Rural. O evento está na sua 5º edição e tem como objetivo levar ao produtor rural informações e troca de experiências, com palestras em vários seguimentos do setor pecuário. Na ocasião, a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, foi representada pelo Assessor de Gabinete,Glênio Marques.
O Ruraltins, órgão parceiro do evento, abordou por meio de palestra as experiências de campo na intensificação da produção do leite. “O Ruraltins presta assistência e acompanha os produtores da região, visando auxiliá-los para que eles possam aplicar técnicas adequadas, inserir tecnologias e garantir aumento e melhorias na qualidade da produção leiteira, além de assegurar bons resultados na produção e maior rentabilidade comercial”, explicou a médica veterinária e extensionista do Ruraltins, Nilda Távora.
Para o vice-presidente do sindicato rural de Araguaína, Teotônio Peixoto, o evento reuniu em um só lugar uma variedade de informações que favorecem toda a categoria da região. “A falta de conhecimento é um entrave para que os produtores possam expandir seu investimento, e com a realização dessa ação, parceiros como o Governo do Estado, nos ajudam com repasse de informação e apoio técnico, isso incentiva o produtor a incorporar em sua atividade novas tecnologias e procedimentos viáveis na produção”, considerou Peixoto.
Para a pequena produtora rural, Eleuza Souza, 55 anos, o Dia do Leite é uma oportunidade para conhecer as novidades do setor. “Participo do evento desde a sua primeira edição, isso tem me ajudado muito, porque cada vez aprendo mais. Sonho em me tornar uma grande produtora”, aspira Souza, ressaltando que o Ruraltins presta orientações em todas as etapas do processo produtivo.
A mesma opinião é compartilhada pelo produtor rural do município de Nova Olinda, a 50 km de Araguaína, Adalton Pereira, 45 anos, principiante na atividade. “ Eu não tinha noção por onde começar, mas ao procurar o Ruraltins recebi orientações e a cada dia estou mais otimista", informou Pereira.
Além do tema abordado acima pelo Ruraltins, durante todo o dia cerca de 300 produtores rurais assistiram a palestras voltadas ao setor, temas como produzir leite com boa qualidade e baixo custo na Amazônia, perspectivas para o mercado do leite no triênio 2013-2015, mesa redonda (presente e futuro da produção do leite no Estado) fizeram parte da programação.
De acordo com informações do Sindicato Rural de Araguaina,cerca de 90% dos pequenos produtores rurais da região vivem da atividade, sendo aproximadamente 40 mil produtores, com uma produção de 350 mil litros/ano.
Fonte: O Girassol adaptado pela Equipe Milknet