MT: Sedraf viabiliza mudas de cana forrageira para nutrição do gado leiteiro

Com o objetivo de garantir mudas de cana forrageira a serem utilizadas como nutrição para o gado na época de estiagem, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) fechou uma parceria com a empresa Cluster de Bionergia S/A, em fase de implantação no município de Barra do Garças (509 Km a Leste de Cuiabá).
Para apresentar os canteiros e viveiros com mais de cem variedades foi realizado um ‘Dia de Campo’ no município, que contou com a presença de mais de 50 técnicos de toda a região do Vale do Araguaia onde puderam absorver o conhecimento quanto à forma de plantio, espaçamento, adubação, cobertura e combate a ervas daninhas.
A empresa vai disponibilizar 20 toneladas de mudas por município. As secretárias de Agricultura municipais serão responsável pela implantação do viveiro para reprodução das mudas e, posteriormente, distribuição para os produtores da agricultura familiar. Os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) serão os executores dessa política de multiplicação das mudas no Estado.
O secretário da Sedraf, Carlos Milhomem, ressalta a importância da cana forrageira no Estado. “Infelizmente hoje a gente não encontra mudas de cana para comprar, por meio desta parceria será possível manter a escala de produção de leite na agricultura familiar. Geralmente a época da seca é o período que o gado mais sofre com a escassez de alimento, o que compromete a quantidade de leite produzido em até 70% dependendo da região”, destaca.
O médico veterinário e assessor técnico da Sedraf/Indea, Paulo Bilégo, explica que o ‘Dia de Campo’ foi esclarecedor. “Essas mudas serão repassadas aos municípios, a partir deste mês, para a reprodução das mesmas. Em breve, Mato Grosso terá vários canteiros de mudas que vão contribuir para o fortalecimento da cadeia do leite quanto à qualidade e a produção”, reforça.
Participaram do ‘Dia de Campo’ os superintendentes dos Consórcios Intermunicipais do Médio Araguaia, Dimas Alves Barbosa e Melo; do Araguaia, Uslei Gomes; do Médio Araguaia, Marilei Bier (Nega); o secretário executivo Leandro Teixeira; o prefeito de Torixoréu, Máximo Antônio Barriga; vice-prefeita de Canarana, Marilei Dias, vereadores e secretários de Agricultura de General Carneiro, Barra do Garças, Araguaiana, Água Boa, Canarana, Alto da Boa Vista, Torixoréu, Ribeirãozinho, Campinápolis, Bom Jesus do Araguaia, São Felix e toda a diretoria e funcionário da Empaer regional Barra do Garças.
Fonte: O Documento adaptado pela Equipe Milknet