RJ: Torneio Leiteiro de Antônio Rocha movimenta distrito


A exemplo do ano passado, a 23ª edição do Torneio Leiteiro do distrito de Antônio Rocha foi um sucesso. De acordo com os organizadores, cerca de 20 mil pessoas compareceram nos cinco dias de festa - de 6 a 10 de junho. Participaram do torneio 26 matrizes leiteiras de fazendeiros de Barra Mansa, Rio Claro e outras cidades da região. Esse é o primeiro dos torneios promovidos nos distritos e é realizado pela prefeitura, Amadar (Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Antônio Rocha e Ataulfo de Paiva) e Aprar (Associação de Produtores Rurais de Antônio Rocha).
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Cláudio Meirelles, comentou sobre o torneio.
- Ano passado, o evento reuniu 19 matrizes leiteiras de Barra Mansa e Rio Claro, que produziram um total de 2.105 quilos de leite. Já este ano participaram 26 animais produzindo no total 2.766 quilos de leite. A média diária de produção leiteira dos animais foi de 35,46 kg - disse.
A disputa foi dividida em duas categorias: vacas de duas e três ordenhas. Na categoria duas ordenhas, a competição foi subdividida em três níveis: curraleiras até 30 Kg, curraleiras de 30 a 35 Kg e curraleiras livres (acima de 35 Kg). Já na categoria três ordenhas, a subdivisão das vacas é em três tipos: novilha (0 a 4 dentes), vacas puras e mestiças. O grande campeão do torneio foi o fazendeiro Luís Antônio Bruno Carvalho, do Sítio dos Carvalhos, em Barra Mansa. Ele é proprietário da vaca Babi, que produziu uma média de 59,70 Kg de leite.
Em segundo lugar ficou o fazendeiro João Batista da Fonseca, do Sítio Morro Alegre, em Rio Claro. Ele é proprietário da vaca Linda, que produziu 57,09 Kg de leite. Já a terceira colocação ficou com Edson Gomes de Matos, proprietário da vaca Carina, cuja produção leiteira foi de 54,77 Kg de leite. Ele é da Fazenda Esperança, na localidade de Ataulfo de Paiva, no distrito de Antônio Rocha.
Além da competição de produção de leite, o evento contou com programação cultural variada: shows regionais, recreação infantil, pintura de rosto, escultura com bolas, trabalhos com biscuit, "Dia da Beleza" (corte de cabelo, manicure), praça de alimentação, parque de diversões, feijoada, entre outras atrações.
O prefeito Zé Renato (PMDB) agradeceu a participação dos fazendeiros e ressaltou a importância dos torneios leiteiros no município:
- Os torneios leiteiros são eventos tradicionais na cidade e reúnem produtores de toda a nossa região e ainda de cidades de outros estados. Os torneios são excelentes, pois facilitam a troca de experiências e novas tecnologias entre os produtores. Com isso, eles melhoram a qualidade do leite produzido.
Fonte: Diário do Vale UOL adaptado pela Equipe Milknet