Conjuntivite bovina preocupa criadores de gado do Ceará

Conjuntivite bovina preocupa criadores de gado do Ceará


Conjuntivite bovina preocupa criadores de gado do Ceará


Criadores de gado do Ceará estão preocupados com a saúde dos animais. Muitos apresentam conjuntivite, uma doença que irrita os olhos e pode até causar cegueira.

A conjuntivite bovina, popularmente conhecida como olho branco, é causada por uma bactéria. Em primeiro momento, os animais infectados ficam com os olhos irritados, muito vermelhos e lacrimejantes.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, na pequena comunidade do Cedro, em Cascavel, no litoral leste do estado, 10% do rebanho está contaminado.

Assim como a conjuntivite humana, a transmissão nos animais se dá pelo contato. A umidade e presença de insetos contribuem para a proliferação da doença. Se não for tratada, a conjuntivite bovina deixa os animais totalmente cegos. Nessa condição, eles têm dificuldade para se alimentar e podem acabar morrendo.

“Caso um animal apareça lacrimejando, com a pupila irritada, o olho irritado, o ideal é isolar o animal. Assim como no ser humano, a doença é muito contagiosa”, disse Eduardo Santos, veterinário da Ematerce.

De acordo com o consultor do Globo Rural, o veterinário Enrico Ortolani, ao constatar os sintomas da doença o proprietário deve buscar atendimento veterinário. Ele explica ainda que a conjuntivite bovina não é uma zoonose, ou seja, não contamina os seres humanos.

Fonte: Globo Rural